SWOT PARA CONCURSEIROS

Você já ouviu falar de Matriz SWOT? Calma, não é uma matéria diferente que vai cair nas provas de concurso, muito menos uma nova banca, mais terrível que a CESPE. Mas é algo que todos os concurseiros deveriam saber.

A matriz SWOT é uma importante ferramenta de planejamento estratégico. Ela analisa fatores externos (ambiente) e internos (características de alguma coisa) para que, a partir daí, seja possível agir.

Parece complexo, mas é muito simples. E pode te ajudar a dominar as matérias. Mas vamos por partes. Antes de mais nada, você precisa entender como isso funciona. Pra começar, você mesmo pode fazer uma agora mesmo traçando uma cruz no centro de uma folha de papel, de modo a dividi-la em quatro espaços iguais.

Isso porque os elementos da análise são:

FORÇAS (em inglês, Strenghts, daí vem o S): os elementos internos que podem favorecer a pessoa/empresa

FRAQUEZAS (Weaknesses, a letra W do SWOT): elementos internos que vão prejudicar a atuação da pessoa/empresa

OPORTUNIDADES (Opportunities): O nome já diz. Mas você pode pensar nas oportunidades também como caminhos promissores. Se você for por ali, poderá ter bons resultados.

AMEAÇAS (Threats): tudo aquilo que está no ambiente e que pode dificultar ou impedir a ação da pessoa/empresa.

A simples visualização desses pontos numa folha de papel já pode ajudar a determinar que ações tomar (ou não tomar) e para que lado ir (ou evitar).

Legal, mas como funciona o SWOT para concurso? 

Simples: basta aplicar a análise SWOT a você mesmo na qualidade de concurseiro. Vamos lá:

Forças: Você é capaz de fazer melhor do que os outros candidatos? Em que situações você obtém melhores resultados? Que matérias dos concursos você já domina?

Fraquezas: O que distrai você dos estudos? Em que seu concorrente supera você? O que você ainda tem que aprender?

Oportunidades: olhe para fora. Quais os fatores do ambiente externo que vão te ajudar a passar? Vídeos? Um novo curso? Um professor que posta questões de concurso diariamente no Facebook? Um grupo de Face só com concurseiros? Aproveite a tecnologia e as oportunidades para passar no concurso, não para brincar!

Ameaças: Whatsapp, Facebook, namorada “grude”? Que fatores podem tirar você do caminho do estudo e comprometer seu projeto de ser um concursado?

Todas essas perguntas fizeram com que você olhasse para si mesmo, quase como se fossem um espelho de suas características. Pois é! Agora pensa na frase: “Conhece-te a ti mesmo”. Ela vem da Grécia Antiga. Muito antes de Cristo, quando nem existiam concursos, os gregos já sabiam da importância do autoconhecimento. Só através dessa compreensão você vai poder eliminar angústias e ansiedades vagas focando direto nos seus problemas e nos seus pontos fortes.

E é claro que para isso você precisa AGIR. O que fazer? Você deverá potencializar todos os atributos positivos e aproveitar as oportunidades. Em paralelo, terá que reverter e eliminar/neutralizar tudo que o atrapalha, os pontos negativos. Terá que se fortalecer onde é fraco e ficar alerta quanto às ameaças.

Gostou? Coloque a análise SWOT em prática agora mesmo e comece a reforçar o que você tem de melhor e a corrigir suas fraquezas. A aprovação está cada vez mais perto!

*Acesse outras dicas de estudo AQUI.