3 dicas para entender um edital de concurso

Imagine que você é convidado para uma “pelada”, mas não sabe as regras básicas do futebol. Quem chuta pra onde, vale mão na bola, o gol é essa rede aí? Não vai dar certo. Ora, isso é ´´obvio. Por que será então que alguns concurseiros se arriscam a passar por situação semelhante e encaram concursos sem ler o edital direito?

OK, ninguém está dizendo que seja fácil ler (e compreender) um documento como esse. Editais que costumam ser longos e nem sempre são objetivos.

Vale a pena perder tempo com esses textos de até 40 páginas em vez de já sair metendo a cara nos livros e apostilas? Aí é que está: não é perda de tempo. A leitura do edital é que vai permitir que você tenha foco nos estudos. Assim sendo, é indispensável. E como fazer essa leitura? A gente te mostra. Confira a seguir.

  1. Estudar pelo edital anterior

Você sabia que o prazo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma variar ente 45 e 60 dias? Não é tempo suficiente para que um candidato se prepare para um concurso.

Como faz, então? Ora, procure o edital do ano anterior que você já estará no caminho certo. Isto porque o edital mais recente costuma apresentar algumas poucas variações ou novidades em relação à prova anterior.

  1. Entenda a estrutura de um edital

Os editais têm como seção básica aquela que fala das disposições preliminares, apresentando a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos no concurso (estatutário, celetista etc), onde se localizam as vagas e outras informações básicas.

Na sequência, temos as vagas oferecidas e as exigências para se candidatar. Fique atento! Se você não cumprir todos os requisitos ali estabelecidos, não poderá tomar posse caso seja aprovado.

Outros tópicos incluem datas e etapas do concurso, instruções para inscrição no certame e critérios utilizados pela banca. Cadê o conteúdo cobrado nas provas? Ele muitas vezes consta do anexo.

  1. Faça um resumo do edital

Saiba que um resumo inteligente do edital poderá funcionar como seu Waze ou Google Maps. Ele deve estar sempre com você nessa jornada de estudos que vai levar você até sua vaga.

Para fazer um bom resumo, sintetize os pontos principais do edital. O marca-texto será seu aliado para destacar as informações mais relevantes. Anote essas informações num esquema simplificado.

Mesmo assim você ainda se sente perdido? Não hesite em procurar um professor para ajuda-lo. Lembre-se: entender o edital é a base de tudo. Sucesso!

*Gostou dessas dicas? Tem mais AQUI.