Como agir durante uma prova oral de concursos públicos

 

Todo mundo já passou por uma entrevista de emprego, certo? A prova oral para o concurso público é semelhante.

Mas é preciso ficar atento e se preparar antecipadamente para esse tipo de avaliação, que pode derrubar muitos candidatos apesar de seus conhecimentos, devido a fatores como nervosismos e não saber organizar bem as ideias para falar.

Com que roupa ir fazer a prova?

Quer ir bem preparado de verdade? Comece cuidando de sua aparência e pense bem no que vai vestir para o exame.

Para as mulheres, especialistas recomendam maquiagem discreta, sem exageros. O cabelo não deve ser aquele preparado no salão para uma festa, mas também discreto. A saia não pode ser curta e o decote, se existir não pode ser nem um pouco ousado. Evite.

São recomendados ternos sóbrios de cores tradicionais para os homens. Exemplos são azul escuro ou preto. Camisa branca é o básico que nunca sai de moda, assim como uma discreta gravata. Está a fim de experimentar aquela gravata verde fluorescente ou um terno ultra moderno em cores chamativas? Deixa para outra ocasião.

Quanto à roupa, deve-se tomar cuidado com decotes (altamente desaconselháveis) e com o comprimento da saia. Saias curtas são reprováveis, pois, além de passar imagem de inadequação para o cargo, também causam desconforto na candidata (imagine se tiver de ficar puxando a saia para baixo durante a realização do exame).

A postura no exame oral

Nada de gírias, siga a norma culta da língua, mas também não precisa apelar para mesóclises ou termos rebuscados e arcaicos que não são usados mais.

Nunca, jamais, em tempo algum adote um tom excessivamente coloquial com expressões como “tipo assim”, que enfraquecem qualquer retórica.

Cuidado com as mãos. Elas são um auxílio comum na nossa comunicação, mas podem acabar tendo efeito contrário para o candidato. Controle os movimentos manuais e restrinja-os ao mínimo ou até mesmo a zero se conseguir fazer isso sem perder a naturalidade (ficar duro feito robô também não vai ajuda-lo em nada).

Como se preparar para provas orais

Fale diante do espelho. Observo suas expressões e movimentos. Grave sua própria voz apresentando ideias. Filme a si mesmo sempre que puder. Exponha pontos para outra pessoa (marido, esposa, colega) e avalie as reações ao seu desempenho. Tenha autocrítica, humildade e, acima de tudo, humildade para começar de novo quantas vezes forem necessárias. Sucesso!

 

*Mais dicas de estudo AQUI.