Como eu faço pra estudar neste calor?

calor

Você está sonhando com a praia? Não é o único. 

Você sabia que cerca de 90% do território brasileiro está localizado entre os trópicos de Câncer e Capricórnio? É por isso que somos chamados de “país tropical“, o que já virou até música.

É claro que uma das consequências dessa posição tropical é a propensão ao calor em diversas regiões de nosso país. Isso é bom, se você está de férias na praia, por exemplo. Mas muito ruim se você precisa estudar para um concurso, não é mesmo? Então, como não perder rendimento durante o verão?

Bom, a primeira coisa que vem à mente é um belo aparelho de ar-condicionado para deixar a temperatura do jeito que você gosta. Mas, se você ainda está  ralando pra passar no concurso dos seus chances, há grandes chances de que você ainda não tenha recursos para um aquisição como essa.

Então, vamos encarar a realidade com o que temos, evitar o calorão e focar nos estudos. Siga algumas dicas básicas:

Beba muita água no calor!

Parece óbvio? Bem, você ficaria espantado com a quantidade de concurseiros que “esquece do mundo” estudando e fica tão concentrado que esquece de uma dica tão simples! Por isso, beba água! Ela vai manter seu corpo hidratado e saudável. Com gelo, então, dá aquela refrescada gostosa antes que o calorão te pegue de novo.

Estude em um ambiente ventilado

Por favor, não vá se trancar no quarto só porque está estudando. Quando for estudar, escolha lugares com boa iluminação, bem ventilados e mais abertos. Não tenha medo de distrações, você precisa de ar!

Tem um ventilador silencioso? Aproveite essa maravilha da tecnologia!

Tome um banho e continue estudando!

Não fique sofrendo só porque tem metas a completar em seus estudos. Vale a pena dar um tempo, tomar um banho e se refrescar.

E o que vestir depois desse banho revigorante? Roupas leves e claras. Isso mesmo, claras. Não é uma dica “fashion”, mas uma constatação: cores escuras atraem luz e, consequentemente, calor.

Saiba estudar nos melhores horários

Procure concentrar a parte mais difícil de seus estudos de manhã cedo (entre às 5 e 6 da manhã) ou mais tarde da noite (depois às 22 horas). O motivo é simples, mas nem todo mundo se dá conta disso: são as horas mais frescas do dia.

Onde devo estudar?

Vale a pena procurar uma biblioteca com ar condicionado central e estudar lá? Já pensou nisso? Nós pensamos!

Confira mais dicas de estudo válidas para todas as estações!