5 dicas para ser um multiconcurseiro

Hoje em dia todo mundo é meio multitarefas, né? Você trabalha enquanto fala com alguém pelo chat do Facebook, volta pro trabalho, abre uma planilha, escreve algo no Word, responde o e-mail… É claro que a gente se dispersa, mas ser “multifocal” também pode ajudar. É tudo questão de saber administrar esses focos, estabelecer prioridades e definitivamente descartar o que não acrescenta nada.

O mesmo ocorre quando você decide estudar para mais de um concurso. A ideia, que a princípio parece ousada ou até absurda para concurseiros mais “ortodoxos”, tem ganhado adeptos. Mas não pensa você que eles saem estudando aleatoriamente sem ou estratégia. Pelo contrário. A abordagem tem que ser ainda mais planejada para funcionar e conduzir ao resultado esperado: a aprovação.

Ficou interessado? Confia a seguir algumas dicas para se tornar um “multi concurseiro” de sucesso. E vamos começar com a dica mais “polêmica” de todas (depois desta aqui, as outras parecerão fáceis):

  1. Durma menos

É isso mesmo que você leu. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo exige rigorosa disciplina. É preciso fazer o dia render mais e para isso, ou você tem 25 horas disponíveis, ou você acorda e dorme mais cedo. Ninguém falou que era fácil. Comece colocando seu despertador para 15 minutos antes do horário que estava habituado. Vá aumentando progressivamente até ganhar uma hora.

À noite, desligue logo o celular e afaste-se da internet. É provável que você nos primeiros dias continue “Ligado”, com a cabeça a mil, fazendo ‘força” para dormir mais cedo, porém, com o costume e estando em um quarto escuro e silencioso, se organismo logo se acostumará com o novo horário.

Concurseiros experientes calculam que essa estratégia de cortar uma hora de manhã e uma à noite, quando seguida à risca, pode render até 40 horas mensais adicionais. E quem é que não quer mais tempo para estudar?

  1. Foque em matérias em comum

Segundo concurseiros experientes, existe semelhança de cerca de 80% nas matérias de concursos da mesma área. Desse modo, quando você estudar para uma prova, estará estudando para várias ao mesmo tempo.

Foque nas matérias básicas, comuns aos diversos concursos, mas não se esqueça de que disciplinas como Atualidades, Língua Portuguesa e Legislação são extensas e cheias de detalhes. Nas provas, elas podem trazer alternativas com diferenças mínimas para confundir o candidato.

Outra dica importante é procurar concursos com cargos semelhantes, em outros estados. Mas fique atento: há diferenças nos regimentos internos de cada local.

  1. Estude pela internet

“Como é que eu vou estudar se perco um tempo enorme no trânsito? Ainda mais estudar para vários concursos?”, você pode se perguntar. A ferramenta pode estar no seu bolso, no seu celular. Estude pela internet! Como já ressaltamos neste outro artigo aqui, há diversos recurso gratuitos online, até mesmo aulas, que você pode ouvir enquanto está se locomovendo de um lugar para o outro. É bem mais útil do que ficar curtindo ou escrevendo “KKKKK!” nos post das redes sociais de seus amigos, não acha?

  1. “Dividir para conquistar”

Essa frase, atribuída aos antigos estrategistas militares romanos, dá um boa ideia do como você deve proceder quando aquele imenso território a ser conquistado (ou seja, aquele monte de matéria para estudar) parece um desafio impossível.

Divida seu tempo de estudo em ‘blocos” de 40 ou 50 minutos, colocando intervalos entre eles. Fazer intervalos é bom, sim – desde que não ultrapassem 15 minutos. Faça um quadro de horários que o ajude a se orientar e repartir seus “blocos” pelas diversas matérias. Vá colorindo as disciplinas. Se tiver bloco (ou seja, tempo dedicado) demais para uma delas, isso significa que outra matéria está recebendo menos atenção da sua parte. Reorganiza-se!

  1. Degrau por degrau

Se você quer subir na vida, que tal encarar cada concurso como um degrau na sua ascensão?

Considere a possibilidade de prestar um concurso que paga um pouco menos, mas que lhe dá estabilidade. Assim, resolvendo ao menos o básico da parte financeira, você poderá se dedicar aos alvos que realmente quer atingir.

 

*LEIA A SEGUIR: 5 dicas para passar em concursos CESPE 

Ou acesse outros artigos e dicas clicando aqui